"Michelin" Jacket is back

Os Casacos "Michelin", ou na sua terminologia correcta, Quilted Jacket ou Padded Jacket, andam há duas estações frias a bater à nossa porta, mas ninguém os deixa entrar. Se o frio por terras lusas assim o exigisse seria a primeira de todas as opções na linha de casacos de Inverno...mas por enquanto vai só mesmo espreitando as tendências internacionais, o que acaba por ser um início. Quando vemos este tipo de casaco não só nas passereles, mas também em sites de street style, consideramos que pode ser possível aliar estética com conforto.




Este tipo de casacos estima-se derivar de uma veste militar da Idade Média, que os guerreiros usavam por baixo da armadura para os proteger e aquecer. Sabe-se ainda que no Japão, durante o período Edo, e provavelmente muito antes, era comum os quimonos de Inverno serem feitos com várias camadas de tecido que criavam a estrutura Padded através das costuras geométricas.





Hoje em dia reconhecemos os Padded Jacket, numa versão mais clássica, da cultura britânica, pois vimos muitos membros da família real usarem-nos ao longo dos anos. Numa versão mais desportiva e jovem faz-nos lembrar os anos 80 e mais recentemente o boom revivalista a partir de 2000.








  Asos



O enchimento pode ir de penas (os melhores casacos são assim revestidos), a desperdício têxtil ou simplesmente estruturas têxteis interiores.

Comentários

Trending