J de ... Jacquemus

Simon e o primo a fecharem o desfile para Primavera 2016

"I always start with the story. The clothes are just decoration for my stories."

"
What you see on the runway is what you’ll find in the shops.
That’s really important to me, to create clothes that are wearable
and that sell. That’s the Yves Saint Laurent in me.
"
Simon Jacquemus via Ssense


Nunca um designer, nos tempos que correm, fez uma declaração de amor tão clara à sua terra natal através do seu trabalho. Simon Porte Jacquemus tem um orgulho desmesurado das suas raízes, das quais absorve toda a inspiração para as suas colecções. A sua família vivia da agricultura, sendo que Simon desde criança vendia o fruto do duro trabalho na beira da estrada. Na adolescência teve um blog onde escrevia histórias acerca do seu dia-a-dia no sul de França. Marselha é a região que o viu nascer e crescer até se mudar para Paris, um sonho que sempre tivera. Em 2008 começou os estudos na prestigiada ESMOD e de imediato sentiu a falta de paixão que ali tinham pela Moda e Arte. Desistiu do curso após dois meses apenas pois a sua mãe falecera e o desgosto da difícil perda fê-lo, aos 19 anos, iniciar a sua linha de vestuário de forma modesta, usando o apelido da mãe, Jacquemus.

Primavera 2017

Inicialmente a estética minimal era uma necessidade, devido à falta de budget. Rei Kawakubo e Adrien Joffe, líderes da Comme des Garçons viram as suas peças num showroom em Tóquio, gostaram e o empresário acabou por conhecer o jovem designer que lhe implorou por um posto de vendedor numa das lojas da marca japonesa. Conseguiu entrar e esteve dois anos neste cargo para ganhar dinheiro a fim de executar as suas colecções em pós laboral. Joffe impulsionou a sua carreira com os contactos que tinha e Simon era cada vez mais reconhecido por quem entrava na loja, enquanto autor e não empregado. Começou aqui e o sonho foi crescendo, fazendo-o criar happenings e expor as suas criações durante as movimentadas noites de Fashion Night Out, nas ruas de Paris. Conseguiu chamar a atenção de nomes influentes, como Emmanuelle Alt, e acabou por ser convidado a integrar a Semana da Moda em 2012. As suas criações divertidas e originais, fizeram com que fosse nomeado duas vezes para os prémios LVMH.

Lookbook Inverno 2012

As silhuetas vão do geométrico ao romântico e maximal. As proporções são muitas vezes exageradas em prol de imagens divertidas e até ingénuas. Tudo o que ele tem mostrado eu gostaria de mostrar, todas as suas ideias de comunicação de marca eu gostaria que fossem minhas, tal como todas as imagens bucólicas e rurais que ele partilha no Instagram e website... As ideias que usa são, desde sempre, memórias do quotidiano: a sua mãe, a sua infância, as praias do sul de França, o mar, os campos de trigo, crianças a brincarem, trajes tradicionais,

No seu CV consta ainda que desenhou uma colecção cápsula para a popular La Redoute, com lookbook protagonizada pela sua amiga de longa data, Jeanne Damas. Lançou também um livro, em parceria com outros artistas, intitulado Marseille Je T'Aime.

Jeanne Damas no lookbook da colecção Inverno 2011

Caroline Maigret no lookbook Primavera 2012

Ele é o verdadeiro sangue novo da indústria, com apenas 27 anos tem um nome com bases para crescer e é um representante da geração millennial, usando as ferramentas das redes sociais a seu favor desde o dia 0. Do blog de histórias aos posts de Facebook que lhe concederam as primeiras entrevistas para revistas, o francês soube sempre como jogar a sua personalidade criativa e sociável a favor da sua marca. Aceite pela comunidade tradicional e que tantas vezes olha para os novatos do cimo de um pedestal, Jacquemus está também integrado com os seus pares. Conjuga assim a apreciação pelas artes e viveres ancestrais, a nível regional, com a vida cosmopolita e tecnológica. Ele melhor do que ninguém entende como se consome Moda nos dias que correm: o público quer algo real, com o qual se possa relacionar.

Campanha Inverno 2016

O burburinho acerca da Jacquemus tem sido crescente e se o nome, até aqui, não vos diz nada, pensem naquele par de sapatos de boneca que viajou por toda a internet: um pé com um círculo enorme e o outro com um quadrado. É ele o autor, tal como do gigante chapéu de palha que Kendall Jenner usou em Cannes há umas semanas.

Comentários

Trending