Terrárea | Cultivar

Este é o segundo texto escrito para a Terrárea. Embora date do mês de Setembro, o tema é sempre actual, principalmente em Fevereiro, como já disse por aqui, o meu ano novo aquariano...

Cultivar 
1. preparar a terra para que dê frutos
2. formar através da educação; tornar culto; educar; instruir
3. procurar manter; desenvolver; conservar

Em Setembro chegam os sopros de mudança, a vontade de cultivar, em todos os aspectos acima descritos. O Outono anuncia-se com temperaturas descendentes e ganas de fazer melhor, plantar raízes e preservar aquilo que de bom nos rodeia.

 Na imagem, Tippi Degré

A ligação do ser humano à Natureza é ancestral, primitiva. Faz parte de quem somos e hoje, após tantos anos de inconsciência, vemo-la como algo a proteger, valorizar, enaltecer. O gosto pelos vasos cheios fez sempre parte da casa portuguesa, sendo portanto quase óbvia a tendência crescente em criar o nosso espaço-verde privativo. Se nas regiões mais rurais é fácil ter acesso a hortas e jardins, nas cidades as opções são mais modestas. Vivemos grande parte das nossas vidas num turbilhão cosmopolita, sentindo de dia para dia mais vontade de aconchego e protecção. Uma das formas de o conseguir é criando um jardim vertical de legumes, um canteiro de ervas aromáticas, um pote desértico de suculentas, aproveitar um canto luminoso para uma planta de pé alto… As opções adaptam-se ao espaço, a natureza à cidade. De geração em geração devem ser passados os valores do respeito pela terra e pelas ligações sociais. Ao cultivarmos aquilo que comemos – ou que simplesmente nos alimenta a alma – damos a conhecer aos mais pequenos o sentido de responsabilidade. Partilhamos técnicas simples de agricultura e manutenção utilizando as mãos e a palavra, dando-lhes a conhecer aspectos ecológicos e ambientais. Criamos indivíduos conscientes, participativos na sociedade e capazes de a respeitar, com tudo aquilo que nela está incluído: homens, animais e meio ambiente. 

Comentários

Trending